Rotinas de qualificação da informação para o Sistema de informação de Agravos de Notificação (SINAN) nos municípios prioritários para ações de controle da tuberculose no Estado do Rio de Janeiro
Information qualification routines for the Notifiable Diseases Information System in priority cities for Tuberculosis control actions in the Rio de Janeiro State
DOI:
https://doi.org/10.71209/repis.2025.3.e0331Palavras-chave:
Qualificação de dados, Municípios prioritários, SINAN, TuberculoseResumo
A tuberculose é doença de notificação compulsória, e problema de saúde pública. Os dados oriundos das fichas de notificação, inseridos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) requerem rotinas de qualificação. O objetivo foi descrever principais rotinas de qualificação do SINAN e ações nos municípios prioritários para o controle da doença no estado do Rio de Janeiro. As atividades de diagnóstico e apoio na qualificação do banco de dados através das seguintes rotinas estruturadas: rotina de fluxo de retorno, rotina de duplicidade intermunicipal, rotina de monitoramento do encerramento dos casos notificados, análise da completude e inconsistência do banco de dados. As rotinas do SINAN se bem qualificadas possibilitam dados mais fidedignos para as diferentes ações em saúde.
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Guia de Vigilância em Saúde. Volume único. 4ª edição. Brasília–DF, 2019. Disponível em: <http://vigilancia.saude.mg.gov.br/index.php/download/guia-de-vigilancia-em-saude-ministerio-da-saude-2019>. Acesso em: jan/2024.
______. Ministério da Saúde. Sistema de Informação de Agravos de Notificação. Dicionário de dados – SINAN NET, versão 5.0. 2020. Disponível em: <https://portalsinan.saude.gov.br/images/documentos/Agravos/Tuberculose/DICI_DADOS_NET_Tuberculose_23_07_2020.pdf>. Acesso em 01 abr. de 2024.
______. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente. Boletim Epidemiológico de Tuberculose - Número Especial, 2023. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins/epidemiologi cos/especiais/2023/boletim-epidemiologico-de-tuberculose-numero-especial-mar.2023/view>. Acesso em: jan/2024.
PICCOLO, D. M. Qualidade de dados dos sistemas de informação do Datasus: análise crítica da literatura. Ciência da Informação em Revista, v. 5, n. 3, p. 13-19, 2018. Disponível em: <https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/5387>. Acesso em: jan/2024. DOI: https://doi.org/10.28998/cirev.2018v5n3b
RIO DE JANEIRO. Secretaria de Estado de Saúde. Nota Informativa 02/2022-. Recomendação para qualificação das informações no SINAN de pacientes em tratamento de tuberculose nos municípios do estado do Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: <https://app.luminpdf.com/pt/viewer/665734d55c0f7879cf2c29a7>. Acesso em mar/2024.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Jacqueline Ramos de Almeida, Juliana de Oliveira Amâncio dos Anjos, Larissa da Silva Machado, Marneili Pereira Martins

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na REPIS (Revista de Educação, Pesquisa e Informação em Saúde), os autores declaram que o trabalho submetido é de sua exclusiva autoria e assumem total responsabilidade pelo conteúdo apresentado.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre seus artigos, mas concedem à REPIS o direito de primeira publicação, com a revista identificada como publicadora original. O trabalho será licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en).
Essa licença permite que terceiros copiem, distribuam, remixem, adaptem e utilizem o material, inclusive para fins comerciais, desde que haja o devido crédito ao(s) autor(es), a citação da publicação original na REPIS e o link para o artigo publicado.