Processo Editorial
Etapas do Processo Editorial
A submissão de manuscritos à REPIS (Revista de Educação, Pesquisa e Informação em Saúde) é gratuita e pode ser realizada a qualquer momento para o fluxo contínuo da revista para publicações anuais. Em caso de dificuldades técnicas ou dúvidas sobre o uso do sistema, os autores podem solicitar suporte enviando e-mail para repis@saude.rj.gov.br.
Durante o processo de submissão, é essencial que o autor declare a existência de qualquer conflito de interesse relacionado à pesquisa apresentada.
Além disso, se a pesquisa estiver sujeita à aprovação por um Comitê de Ética, o autor deverá fornecer o número do protocolo de aprovação (CAEE) e anexar o documento com o parecer ético correspondente.
O processo editorial em uma revista acadêmica envolve várias etapas minuciosas que garantem a qualidade e a integridade dos trabalhos publicados. Esse processo pode variar ligeiramente de uma publicação para outra, mas todos passam por uma avaliação por pares duplo-cega. Este formato é adotado para podermos garantir não somente a qualidade dos manuscritos publicados, mas também a imparcialidade do processo.
ETAPA 1. Submissão ao fluxo de pesquisa da SES/RJ
Para artigos frutos de pesquisa científica ou utilizando dados institucionais no âmbito da SES/RJ e nas Instituições vinculadas, é necessário considerar a Resolução SES n.º 2361/2021, que regulamenta o Fluxo para a obtenção da Carta de Anuência para a realização da pesquisa.
Como fazer:
- Acesse a Solicitação de Pesquisa da COOPES/SES/RJ: https://www.rj.gov.br/saude/solicitacao-de-pesquisa
- Preencha os formulários com as informações da pesquisa e envie a documentação completa e projeto para a COOPES/SUPES/SES, via Sistema Eletrônico de Informação (SEI) ou pelo e-mail pesquisa.sesrj@saude.rj.gov.br, a fim de obter carta de anuência para realização de pesquisa.
- A Carta de Anuência Institucional será encaminhada após a assinatura das áreas técnicas da SES/RJ.
ETAPA 2. Verifique se sua pesquisa precisa de aprovação ética
Se o seu estudo envolve seres humanos (coleta de dados diretamente com participantes, uso de prontuários, entrevistas, formulários, etc.), ele deve ser submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) por meio da Plataforma Brasil antes mesmo de sua realização. Somente projetos de relatos de casos podem ser submetidos para apreciação ética após sua realização conforme a Carta Circular n.º 166/2018-CONEP/SECNS/MS.
Como fazer:
- Acesse a Plataforma Brasil: https://www.gov.br/pt-br/servicos/submeter-na-plataforma-brasil-de-projetos-de-pesquisa-envolvendo-seres-humanos-para-avaliacao-etica
- Crie seu cadastro individual (pesquisador responsável).
- Cadastre seu projeto de pesquisa:
- Preencha todos os campos obrigatórios.
- Quando a pesquisa for ser realizada com banco de dados da SES/RJ com dados restritos no âmbito da SES/RJ e nas Instituições vinculadas à SES/RJ, selecione o Comitê de Ética da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (CEP-SES/RJ) como CEP responsável ou coparticipante.
- Submeta os documentos exigidos, incluindo a carta de anuência da SES/RJ e acompanhe a tramitação na Plataforma Brasil até o Parecer Consubstanciado de Aprovação.
ETAPA 3. Submissão de manuscrito à REPIS
Após obter as aprovações necessárias (ética e institucional), a publicação pode ser submetida à REPIS.
Como fazer:
- Acesse a página de submissão da REPIS: https://repis.saude.rj.gov.br/repis/about/submissions
- Cadastre-se como autor no sistema da revista (caso ainda não tenha cadastro).
- Siga rigorosamente as Diretrizes para Autores, que incluem:
- Formatação do manuscrito;
- Estrutura exigida (título, resumo, palavras-chave, corpo do texto, referências);
- Política de originalidade e ineditismo.
- Durante a submissão, anexe os seguintes documentos obrigatórios:
- Parecer consubstanciado aprovado (do CEP, se aplicável).
- Folha de rosto (título, autores, profissão, vínculo institucional e endereço, título acadêmico, e-mail para contato, ORCID e link do Currículo Lattes atualizados, conflito de interesse se aplicável, agradecimentos e contribuições de cada autor para o manuscrito).
- Arquivo do manuscrito sem identificação dos autores no documento e no texto.
- Arquivo das tabelas, quadros e figuras com legendas.
- Arquivos das figuras em PNG e alta resolução.
- Aguarde o fluxo do processo editorial da revista.
ETAPA 4. Processo editorial na REPIS
Esse processo pode variar ligeiramente de uma publicação para outra, mas inclui geralmente os seguintes passos:
1. Triagem Inicial: Após a submissão, a equipe editorial realiza uma triagem inicial para verificar, com um prazo de 5 dias:
-
- Conformidade com o escopo temático da revista;
- Adequação às diretrizes para autores;
- Originalidade e qualidade científica inicial suficiente para prosseguir a submissão;
- Todos os documentos exigidos para a submissão.
- Realização de verificação de antiplágio.
Caso esteja faltando algum documento, o corpo editorial pode entrar em contato para pedir adequações. Textos que não atendem aos critérios editoriais mínimos podem ser recusados nesta etapa, sem envio para pareceristas.
2. Avaliação por pares: Após o manuscrito passar pela triagem inicial, é enviado os arquivos sem identificação e o relatório de antiplágio para o Editor de Científico, responsável pela seção que o manuscrito foi submetido, para ser analisado e enviado para a revisão por pares duplo-cega, preferencialmente sendo um Avaliador Interno SES/RJ e outro Avaliador Externo ad hoc. Todos os manuscritos submetidos passam por esse processo, inclusive os que compõem edições especiais. Neste processo, cada avaliador especialista emite um parecer técnico, em um prazo de 30 dias, com base em critérios como:
-
- Relevância científica e social do tema;
- Originalidade do tema;
- Qualidade metodológica;
- Coerência e clareza na análise e na discussão;
- Contribuição para a área de saúde coletiva e políticas públicas.
3. Decisão Editorial: Com base nos pareceres dos Avaliadores, o Editor de Científico, em um prazo de 10 dias, recomenda uma decisão para o Editor Técnico. Este terá mais 5 dias para enviar o parecer consolidado sobre o manuscrito para os autores. Esta decisão pode ser:
-
- Aceitar sem alterações;
- Aceitar com correções (menores ou maiores);
- Revisar e ressubmeter;
- Rejeitar.
Em muitos casos, mesmo manuscritos aceitos com revisões precisam passar por uma ou várias rodadas de revisões antes de serem finalmente aceitos.
4. Revisão do Autor: Os autores realizam as revisões necessárias em um prazo de 30 dias. Após a primeira entrega dos autores, este processo pode se repetir até que o manuscrito atenda a todos os critérios exigidos pelos revisores e pelo editor, sendo então novos prazos estabelecidos. Os autores devem enviar:
-
- O manuscrito corrigido dentro do prazo estabelecido;
- A Carta Resposta para os editores e avaliadores, explicando como cada sugestão dos pareceristas foi atendida (ou justificando sua não aceitação).
5. Decisão Editorial Final: O Editor de Científico avalia as revisões feitas pelos autores, caso seja necessário pede um novo parecer para os Avaliadores dizerem se estão de acordo. O Editor de Científico, em um prazo de 10 dias, faz uma recomendação para o Editor Técnico. Este terá mais 5 dias para enviar o parecer consolidado final sobre o manuscrito para os autores. Esta pode ser:
-
- Aceitar: o manuscrito passará para a fase de Edição de Texto;
- Revisar e ressubmeter: É reconhecida a relevância do tema abordado no manuscrito e a REPIS envia sugestões para o aprimoramento científico do trabalho, incentivando o fortalecimento da sua qualidade analítica e de apresentação. No entanto, o manuscrito precisa passar por uma profunda revisão para ser ressubmetido a revista. Aparecerá como rejeitado na plataforma usada.
- Rejeitar: Normalmente, ou o manuscrito encontra-se muito cru para publicação no momento da submissão ou não está no escopo temático da revista.
6. Revisão Técnica e de Normalização: Após o manuscrito ser aceito, o texto passará, em 5 dias, por uma revisão minuciosa das Editoras Técnicas:
-
- Textual: Verificação e correção ortográfica, gramatical e de estilo;
- Antiplágio: Produção de um novo relatório de antiplágio para a certificação da originalidade do mesmo;
- Normas da ABNT: Verificação da formatação e das normas da ABNT de citação e referência adotadas pela revista.
- Conteúdo e elementos gráficos: Verificação final dos conteúdos apresentados, dos elementos gráficos (fotos e ilustrações; títulos, subtítulos e legendas; gráficos, tabelas e quadros; infográficos e outros elementos visuais que complementam o texto);
- Ética e autoria: Verificação da conformidade com diretrizes éticas e autorais.
Qualquer dúvida ou sugestão de alteração será feita uma validação pelos autores.
7. Publicação em Texto (HTML): Após verificação textual, o manuscrito é publicado em fluxo contínuo, compondo o número vigente da revista no site da REPIS em formato de texto, já com atribuição de DOI (Digital Object Identifier) e referência de Como Citar. Esta versão já é acessível gratuitamente para qualquer pessoa com acesso à internet.
8. Diagramação: Após a verificação textual e dos elementos gráficos do manuscrito, este é formatado, diagramado, em 15 dias, conforme as diretrizes da revista para a sua versão final em PDF, com validação final dos autores.
9. Publicação Final (PDF): Após a aprovação final da diagramação pelos autores, o manuscrito é publicado em formato PDF, juntamente com o já publicado formato de texto. A versão publicada é de acesso aberto, licenciada sob Creative Commons CC BY, permitindo ampla disseminação do conteúdo com a devida atribuição de autoria.
10. Pós-publicação: Finalmente, o manuscrito é indexado na Biblioteca Virtual em Saúde da Secretária de Estado de Saúde (BVS-SES/RJ) aumentando a sua visibilidade. A REPIS se reserva o direito de realizar correções de erratas ou retratações, caso necessário.
Processo Editorial de Edições Especiais
A REPIS publicar edições especiais e para garantir equidade, coerência e qualidade científica, essas edições são formadas pela convergência temática e temporal de artigos aceitos no mesmo ano editorial, não são organizadas por convite ou solicitação externa. Por isso, todos os manuscritos que a compõem passam pelo processo de avaliação por pares em duplo cego, seguindo os mesmos critérios de qualidade em conformidade com os padrões científicos e éticos adotados pela revista e aplicados às demais edições de fluxo contínuo.




