Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O artigo deve ser original, inédito e não estar sendo avaliado em nenhum outro periódico simultaneamente
  • O arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF
  • O manuscrito deve seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para citações e referências
  • A folha de rosto deve ser enviada em arquivo em separado, conforme as orientações em "Diretrizes para autores".

Diretrizes para Autores

Os arquivos enviados deverão ser nomeados com o título do artigo para poderem ser prontamente identificados no sistema, e deverão estar sem qualquer identificação dos autores.  

Os autores deverão anexar na submissão outro arquivo com a ficha identificadora (folha de rosto), onde deverá constar: título do documento, nome do autor, profissão, vínculo institucional e título acadêmico, endereço da instituição, telefone, e-mail e ORCID (Informar o ORCID (Open Researcher and Contributor ID). 

Todos os autores deverão informar o número de registro do ORCID no cadastro de autoria do artigo. Se o(a) autor(a) ainda não possuir esse número, é necessário realizar o cadastro no seguinte endereço eletrônico: http://orcid.org/.). O registro é gratuito. 

Os artigos e textos deverão ser apresentados em português.

Os autores são os responsáveis pelos aspectos orto-gramaticais de seus artigos.

Não há taxas para submissão e avaliação de artigos.

Os autores devem informar qualquer potencial conflito de interesse, incluindo interesses políticos e/ou financeiros associados a patentes ou propriedade intelectual, provisão de materiais, insumos e/ou equipamentos utilizados no estudo.

A publicação de artigos que trazem resultados de pesquisas envolvendo seres humanos está condicionada ao cumprimento dos princípios éticos e o atendimento a legislações específicas, informando protocolo de aprovação em Comitê de Ética quando pertinente, no último parágrafo da seção Materiais e Métodos do artigo.

Os autores mantêm o direito autoral da obra, concedendo à publicação REPIS o direito de primeira publicação, conforme a Licença Creative Commons

Formatação

Página A4; espaço entre linhas 1,5; alinhamento justificado; margens esquerda e direita 3cm; margens superior e inferior 2,5; espaços entre parágrafos 1,5 (não incluir espaços duplos entre os parágrafos); fonte Times New Roman 12 para o texto e 11 para as citações direta, resumos e referências.

Título do artigo (centralizado, em negrito e caixa alta, espaço entre linhas 1,0)

Resumo em português (200 palavras). De três a cinco palavras-chave, também em português, descritores (DeCS ou MeSH). 

As notas explicativas deverão aparecer numeradas no texto e inseridas no rodapé, espaço 1, Times New Roman (TNR) 10, justificadas (sem espaços duplos entre as notas).

As citações e indicações bibliográficas devem seguir as atualizações das normas da ABNT 10520:2023 (Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação), a saber:

Indicações bibliográficas devem ser inseridas no corpo de texto entre parênteses em ordem temporal, sem caixa alta, com sobrenome do autor, ano e páginas (Sobrenome do autor, Ano, p.). A indicação de página (p.) só em caso de citação.
Por exemplo: (Silva, 2020) ou (Silva, 2020, p. 10).

Para indicações bibliográficas com até três (3) autores, citam-se todos os sobrenomes, separados por ponto-e-vírgula (;). Quando são quatro (4) ou mais autores, o sobrenome do primeiro autor seguido da expressão et al.
Por exemplo: (Debastiani; Sartori; Oliveira, 2022; Freire et al., 1993).

Algumas expressões em latim ou qualquer outro idioma (com exceção do resumo em inglês) são usadas durante a escrita acadêmica, tais como apud, ibidem, et al, entre outras. Essas devem ser usadas em itálico. 

As citações com mais de três linhas devem vir em destaque, sem aspas, espaço simples, TNR 11, e com recuo esquerdo de 4 cm. Em caso de citações com menos de três linhas permanecem no corpo textual e entre aspas, TNR12.

As citações em idioma diferente daquele do texto devem trazer sua tradução em Nota de Rodapé.

O ponto final deve ser usado ao final da frase, ou seja, após a citação, e não no final da citação. 
Por exemplo: Portanto, “as reuniões de trabalho realizadas presencialmente foram migradas para a forma on-line, por videoconferência” (Kraemer et al., 2022, p. 11).

As referências documentais e bibliográficas devem aparecer após o texto, separadamente. Não são contabilizadas no total de palavras do artigo. Devem seguir em ordem alfabética pelo sobrenome do autor seguindo as normas da ABNT 6023:2018 (Informação e documentação - Referências - Elaboração), a saber:

Para livro: SOBRENOME, Prenome do autor. Título do livro: subtítulo (se houver). Cidade: Editora, Ano.

Para capítulo de livro: SOBRENOME, Prenome do autor. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Prenome do autor. Título do livro: subtítulo (se houver). Cidade: Editora, Ano, p.

Para artigo em periódico: SOBRENOME, Prenome do autor. Título do artigo. Título do Periódico, Cidade, v., n., p., mês (se houver), ano.

Nas referências bibliográficas só deverão constar os documentos citados no texto.

Quando forem utilizadas imagens no artigo, os autores devem apresentar a devida permissão de publicação, caso a imagem não esteja em domínio público. A fonte da imagem deve ser indicada no artigo. 

As Figuras deverão ser submetidas separadamente do texto principal, sendo enviadas separadas com a resolução mínima de 300 dpis na extensão .jpeg ou .png. Além de um arquivo separado do texto principal destinado as figuras, tabelas e quadros com seus respectivos nomes e legendas. Devem ser citados e numerados de forma consecutiva, na ordem que aparecem no texto principal, em números arábicos. Devem ser referenciados como “Figura 1” e “Tabela 1”, citando-se a fonte ou referência quando não for autoria própria.  

Guia para Submissões. Passo a passo.

Os autores deverão consultar as Diretrizes para Autores e as Normas de Publicação. É útil também consultar Sobre a Revista.

Para submeter trabalhos é necessário que o cadastro individual na revista contenha a opção autor.

Uma vez cadastrado, o autor deverá preencher todos os campos solicitados, transferir o/os arquivo/os do texto e preencher os metadados. Após seguir os passos indicados, tais como: escolher a seção (Artigos originais de temas livres, Relato de Experiência Profissional, Relatório Técnico-científico ou Notas de Conjuntura). Submeter o trabalho desidentificado e, em "Outros", a ficha identificadora (folha de rosto) do/a autor/a com título do artigo, finalizar a submissão e clicar em Ok. Ao final, assegure-se de que o arquivo foi corretamente enviado.

Todos os trabalhos deverão estar em conformidade com as presentes Diretrizes para Autores.

Como submeter trabalhos

Os trabalhos deverão ser apresentados em conformidade com as normas acadêmicas para artigos científicos e, em seguida, formatado em conformidade com as Diretrizes para autores. Quando da submissão, o autor deverá se cadastrar na revista como autor e proceder à submissão, preenchendo todos os campos solicitados e realizar o envio. 

A REPIS aceita manuscritos para as seguintes seções: 

Artigos originais de temas livres

Apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas da saúdeEnsaios com análise crítica ou revisão crítica de literatura sobre um tema específico.

Resumo, Palavras-chave, Introdução, Metodologia, Resultados/Revisão da literatura, Discussão, Conclusão, Agradecimentos, Referências (máximo 50), Legendas das figuras, Figuras

(máximo 6.000 palavras e 5 ilustrações/tabelas);

Relato de Experiência Profissional

Descrição das experiências vividas no âmbito do trabalho em saúde, relato experiência profissional/estudo de caso com a finalidade de contribuir com a construção de conhecimento e, assim, oferecer subsídios para novas investigações sobre a temática.

Resumo, Palavras-chave, Introdução, Metodologia, Relato da experiência ou caso clínico, Discussão, Conclusão, Agradecimentos, Referências (máximo 50), Legendas das figuras, Figuras

(máximo 5000 palavras e 3 ilustrações/tabelas);

Produção Técnico-Científica

É elaborado principalmente para difusão da informação, produtos técnicos, processos, pesquisas, métodos e análises no campo da saúde coletiva. 

Resumo, Palavras-chave, Introdução, Desenvolvimento, Discussão, Conclusão, Agradecimentos, Referências (máximo 30), Legendas das figuras, Figuras

 (máximo 6000 palavras e 5 ilustrações/tabelas);

Notas de Conjuntura

Análise dos fatos, acontecimentos, de cenário, monitoramento, avaliação da implementação de políticas, apreciações de temas conjunturais de interesse para a saúde pública e/ou exame amplo e diversificado sobre desempenho, evolução e/ou indicadores, envolvendo atores coletivos e individuais.

 (máximo 5000 palavras e 5 ilustrações/tabelas);

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.