Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Arquivos separados de: folha de rosto, texto do artigo, figuras e tabelas e quadros.
  • Arquivos estarem sem informações dos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. A relevância do estudo e sua conformidade com a integridade e ética em pesquisa devem ser apresentadas nos "Comentários ao Editor".
  • O protocolo de pesquisa segue a política de diversidade, equidade, inclusão.
  • A folha de rosto constando: título do manuscrito, nome dos autores, profissão, vínculo institucional e título acadêmico, endereço da instituição, telefone, e-mail, ORCIDs (Open Researcher and Contributor ID) e links do currículo Lattes atualizados. Um parágrafo informando as contribuições dos autores para o manuscrito, outro de agradecimentos e outro de conflito de interesse.
  • Os arquivos para submissão são encaminhados em Word for Windows, fonte Times New Roman 12 para o texto e 11 para as citações direta, resumos e referências; espaço entre linhas e parágrafos de 1,5; alinhamento justificado; com as linhas numeradas; configurados em papel A4; as quatro margens 2,0 cm.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos de formatação da Revista descritos em Diretrizes para Autores, na seção "Submissões".
  • O título, no idioma de submissão e em inglês, tendo, no máximo, 15 palavras, com a primeira letra da primeira palavra em maiúscula.
  • O resumo apresentado no idioma de submissão, e em inglês, redigido na forma de resumo estruturado, contendo as seções (sem as palavras escritas): Objetivo, Método, Resultados e Conclusão, e não ultrapassam 200 palavras.
  • Apresenta entre três e cinco descritores com seus respectivos correspondentes em inglês, preferencialmente conforme o DeCS e com o MeSH.
  • As referências devem seguir o estilo ABNT, serem atualizadas (média de cinco anos de publicação) e serem majoritariamente de manuscritos em periódicos. Exceções podem ser justificadas nos "Comentários ao Editor".
  • As referências devem seguir a ABNT NBR 6023 - Informação e documentação — Referências — Elaboração. As citações e indicações bibliográficas seguem as atualizações das normas da ABNT 10520:2023 (Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação).
  • Para Artigos de Pesquisa envolvendo seres humanos, o documento de aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa deve ser encaminhado à Revista sob a forma de documento digitalizado, anexado como arquivo suplementar. No caso de emissão de mais de um parecer, todos os relatórios devem ser apresentados, em sequência, em arquivo unificado. O número do registro CAAE, o nome da instituição envolvida na aprovação ética e o número do protocolo de aprovação NÃO devem ser citados no corpo do manuscrito.
  • Nos METADADOS, além dos campos obrigatórios que aparecem em PUBLICAÇÃO e no CADASTROS DOS AUTORES, marcados com asterisco, precisam ser também informados os campos, a seguir: ORCID iD, URL (preenchendo com o link do Currículo Lattes), Instituição/Afiliação (que atual no momento da publicação), Cidade, País, POLÍTICA DE CONFLITO DE INTERESSES, Resumo da Biografia (preenchendo com Profissão. Título mais alto. Cargo atual. Cidade-Estado, País.).
  • Recomenda-se o uso do campo “Como você prefere ser tratado(a)? Pronomes de tratamento, nomes do meio e sufixos podem ser adicionados aqui.” Para apresentação do nome social ou da grafia do nome do autor como deve ser apresentado em caso de publicação do manuscrito. Siga os exemplos do Currículo Lattes.
  • Nos METADADOS e na Página de Título, os identificadores ORCID de todos os autores estão informados utilizando o formato padrão completo, como o exemplo a seguir: https://orcid.org/0000-0002-0823-0818.

Diretrizes para Autores

As submissões devem apresentar os documentos elencados em “Condições para a submissão” acima, que devem obedecer às “Normas para Publicação” a seguir.

O processo de revisão editorial só terá início se o encaminhamento do manuscrito obedecer às condições acima elencadas. Caso contrário, será pedida adequação do mesmo. Os autores deverão atender as adequações iniciais no prazo de 5 dias corridos, caso não haja resposta, a submissão será arquivada.

Os arquivos enviados deverão ser nomeados com o título do manuscrito para poderem ser prontamente identificados no sistema, e deverão estar sem qualquer identificação dos autores.

Não há taxas para submissão e avaliação de manuscrito.

Normas para Publicação

Formatação:

Página A4; alinhamento justificado; as quatro margens 2,0 cm; espaço entre linhas e parágrafos de 1,5 (não incluir espaços duplos entre os parágrafos); fonte Times New Roman 12 para o texto e 11 para as citações direta, resumos e referências; com as páginas numeradas a partir da folha de introdução (p.1) até o final das referências; com as linhas numeradas; configurados em papel A4; as quatro margens 2,0 cm.

Composição dos documentos exigidos:

1. Folha de rosto

Os autores deverão anexar na submissão um arquivo com a ficha identificadora (folha de rosto), onde deverá constar: título do manuscrito, nome dos autores, profissão, vínculo institucional e título acadêmico, endereço da instituição, telefone, e-mail, ORCID (Open Researcher and Contributor ID) e link do currículo Lattes.

Todos os autores deverão informar o número de registro do ORCID no cadastro de autoria do manuscrito. Se o(a) autor(a) ainda não possuir esse número, é necessário realizar o cadastro no seguinte endereço eletrônico: http://orcid.org/. O registro é gratuito. 

A REPIS reconhece a autoria como uma responsabilidade ética e intelectual, que deve refletir contribuições substanciais e transparentes no desenvolvimento da pesquisa. Para a construção das contribuições dos autores, pedimos que considere os itens abaixo:

            a) Critérios de autoria:

    1. Contribuição substancial à concepção ou ao delineamento do estudo; ou à coleta, análise ou interpretação dos dados.
    2. Participação na redação do manuscrito ou na revisão crítica de seu conteúdo intelectual.
    3. Aprovação final da versão a ser publicada.
    4. Comprometimento com a responsabilidade por todos os aspectos do trabalho, garantindo a integridade e a veracidade das informações apresentadas.

Aqueles que não atenderem a esses quatro critérios devem ser reconhecidos na seção de Agradecimentos, com descrição clara de sua contribuição (apoio técnico, administrativo, tradução, etc.).

            b) Ordem e número de autores:

    1. A ordem dos autores deve ser definida de comum acordo entre os envolvidos antes da submissão.
    2. A REPIS não estabelece limite fixo de número de autores, mas poderá solicitar justificativas para manuscritos com número elevado, especialmente em manuscritos originais com múltiplas coautorias.
    3. Todos os autores devem estar cientes da submissão e aprová-la formalmente, sendo coletivamente responsáveis pelo conteúdo do manuscrito.

            c) Autores correspondentes:
Cada manuscrito deve indicar um autor correspondente, responsável pela comunicação com a REPIS durante todas as etapas editoriais. Este autor também será o responsável por responder às dúvidas da Equipe Editorial e por garantir que todos os coautores aprovaram a versão final submetida.

            d) Alterações de autoria após submissão:
A inclusão, exclusão ou alteração na ordem dos autores NÃO será permitida após a submissão, salvo em casos excepcionais e justificados por escrito, com aprovação assinada por todos os autores originais e pelo novo autor proposto. Pedidos sem justificativa plausível ou com suspeitas de autoria fictícia serão recusados.

            e) Práticas inaceitáveis:

A REPIS repudia e não admite práticas de autoria inadequada, tais como: 

    1. Autoria – fantasma: omissão de indivíduos que contribuíram substancialmente;
    2. Autoria de cortesia ou honorária: inclusão de nomes de pessoas que não participaram efetivamente do trabalho;
    3. Autoria forçada: exigência de inclusão de nomes por vínculo hierárquico ou institucional;
    4. Compra ou venda de autoria: qualquer tentativa de comercialização de autoria será imediatamente reportada às instituições competentes.

Quando identificadas, essas práticas serão tratadas como má conduta ética, podendo resultar na rejeição do manuscrito, retratação da publicação (se já publicada) e comunicação à instituição de origem dos autores.

As contribuições dos autores aparecerão no texto documento antes dos agradecimentos. Deve conter os nomes dos autores citados por suas iniciais e a participação que tiveram na realização do manuscrito publicado, levando em consideração: concepção, metodologia, software, validação, análise formal, investigação, obtenção de recursos, curadoria de dados, redação - preparação do manuscrito, redação – revisão e edição, visualização, supervisão, administração do Projeto, aquisição de financiamento.
Exemplo desse parágrafo em um manuscrito com experimento:
"X.Y. e Y.Z. conceberam as questões de pesquisa deste estudo. A.A., B.B. e C.C. elaboraram o projeto abrangente que inclui os dados deste artigo. A.A e B.B. coletaram os dados e realizaram análises laboratoriais. X.Y. e Y.Z. analisaram os dados estatisticamente. Ambas, juntamente com C.C., interpretaram os dados e lideraram a redação do manuscrito. Todos os autores contribuíram igualmente para os rascunhos e deram aprovação final para a publicação."

Os agradecimentos devem vir antes das referências e devem conter:

  • Reconhecimento de contribuições intelectuais, que forneceram ideias, sugestões ou revisões que ajudaram no desenvolvimento do estudo, mas que não se qualificam como coautores;
  • Apoio técnico, recebido na realização de experimentos, coleta de dados, análise estatística ou outras atividades técnicas;
  • Suporte Financeiro e Institucional, como bolsas de pesquisa, instituições ou organizações que forneceram apoio logístico ou recursos para a pesquisa;
  • Permissões e autorização, caso tenha utilizado dados, amostras ou equipamentos de terceiros, é apropriado agradecer a essas fontes.

Os autores devem informar qualquer potencial conflito de interesse, incluindo interesses políticos e/ou financeiros associados a patentes ou propriedade intelectual, provisão de materiais, insumos e/ou equipamentos utilizados no estudo.

 Os autores devem informar também nesse documento qualquer uso de ferramentas de inteligência artificial.
Por exemplo: Declaramos que não foram utilizadas ferramentas de inteligência artificial na composição do manuscrito em questão / Declaramos o uso da [descrever a ferramenta de inteligência artificial utilizada] para [finalidade do uso - detalhar].

 

2. Manuscrito

Os manuscritos deverão ser apresentados em português, acrescentando o título e o resumo em inglês. Cabe aos autores à contratação de tradutores. Os autores são os responsáveis pelos aspectos orto-gramaticais de seus manuscritos, tanto em português quanto em inglês.

O título do manuscrito deve estar centralizado, em negrito e caixa alta, espaço entre linhas 1,0.

O resumo deve conter 200 palavras. O objetivo deve iniciar com o verbo no infinitivo. A metodologia deve apresentar o método de pesquisa contendo características da amostra, grupo de estudo ou material selecionado para análise, procedimentos utilizados para a coleta e análise de dados, local e período do estudo; informar sobre aspectos éticos. Os resultados devem indicar os pontos mais relevantes. A conclusão deve apresentar respostas diretas ao objetivo.

As palavras-chave e/ou descritores, prioritariamente DeCS ou MeSH, devem ser de três a cinco palavras-chave.

Os títulos das seções textuais, bem como a palavra RESUMO, estão grafados em maiúsculas e negrito, sem numeração. Seção primária em maiúsculas e negrito; e seção secundária em minúsculas e negrito.
Ex.: RESUMO; INTRODUÇÃO (seção primária); Histórico (seção secundária).

Caso a pesquisa envolva seres humanos, os autores deverão enviar em separado na submissão uma cópia da aprovação do Comitê de Ética que analisou o estudo e, também, declarar no corpo do texto (último parágrafo da seção Metodologia do manuscrito) que foi obtido consentimento dos sujeitos por escrito (consentimento informado). No caso de emissão de mais de um parecer, todos os relatórios devem ser apresentados, em sequência, em arquivo unificado, juntamente com número do registro CAAE. O número do registro CAAE, o nome da instituição envolvida na aprovação ética e o número do protocolo de aprovação NÃO devem ser citados no corpo do manuscrito, a fim de garantir o processo de avaliação anonimizada por pares. Leia as informações e exigências éticas da REPIS na seção Código de Ética.

É recomendado que o protocolo de pesquisa siga a política de promoção de diversidade, equidade, inclusão.

Configurações

As notas explicativas deverão aparecer numeradas no texto e inseridas no rodapé, espaço 1, Times New Roman (TNR) 10, justificadas (sem espaços duplos entre as notas).

As citações e indicações bibliográficas devem seguir as atualizações das normas da ABNT 10520:2023 (Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação), a saber:

Indicações bibliográficas devem ser inseridas no corpo de texto entre parênteses em ordem temporal, sem caixa alta, com sobrenome do autor, ano e páginas (Sobrenome do autor, Ano, p.). A indicação de página (p.) só em caso de citação.
Por exemplo: (Silva, 2020) ou (Silva, 2020, p. 10).

Para indicações bibliográficas com até três (3) autores, citam-se todos os sobrenomes, separados por ponto-e-vírgula (;). Quando são quatro (4) ou mais autores, o sobrenome do primeiro autor seguido da expressão et al.
Por exemplo: (Debastiani; Sartori; Oliveira, 2022; Freire et al., 1993).

Algumas expressões em latim ou qualquer outro idioma (com exceção do resumo em inglês) são usadas durante a escrita acadêmica, tais como apud, ibidem, et al., entre outras. Essas devem ser usadas em itálico. 

As citações diretas com mais de três linhas devem vir em destaque, sem aspas, espaço simples, TNR 11, e com recuo esquerdo de 4 cm. Em caso de citações com menos de três linhas, permanecem no corpo textual e entre aspas, TNR12. Use-as apenas quando for realmente necessário reproduzir exatamente as palavras do autor original, indicando sempre o sobrenome dos autores, ano e página da obra consultada.

As citações em idioma diferente daquele do texto devem trazer sua tradução em Nota de Rodapé.

O ponto final deve ser usado ao final da frase, ou seja, após a citação, e não no final da citação. 
Por exemplo: Portanto, “as reuniões de trabalho realizadas presencialmente foram migradas para a forma on-line, por videoconferência” (Kraemer et al., 2022, p. 11).

O diálogo com o que já foi produzido por outros autores traz solidez ao trabalho e enriquece o debate acadêmico. Além do uso de citações, esse diálogo também pode ocorrer por meio da paráfrase, que consiste em reescrever as ideias de outros autores com suas próprias palavras. É importante lembrar que, mesmo na paráfrase, a fonte da ideia deve sempre ser indicada, mencionando o autor e o ano. Esse cuidado demonstra respeito ao trabalho original e, ao mesmo tempo, fortalece a credibilidade do artigo.

As referências documentais e bibliográficas devem aparecer após o texto, separadamente. Não são contabilizadas no total de palavras do manuscrito. Devem seguir em ordem alfabética pelo sobrenome do autor, seguindo as normas da ABNT 6023:2018 (Informação e documentação - Referências - Elaboração), a saber:

Para livro: SOBRENOME, Prenome do autor. Título do livro: subtítulo (se houver). Cidade: Editora, Ano.

Para capítulo de livro: SOBRENOME, Prenome do autor. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Prenome do autor. Título do livro: subtítulo (se houver). Cidade: Editora, Ano, p.

Para artigo em periódico: SOBRENOME, Prenome do autor. Título do artigo. Título do Periódico, Cidade, v., n., p., mês (se houver), ano.

Nas referências bibliográficas só deverão constar os documentos citados no texto.

 

3. Elementos gráficos

Quando forem utilizadas imagens no manuscrito, os autores devem apresentar a devida permissão de publicação, caso a imagem não esteja em domínio público. A fonte da imagem deve ser indicada no manuscrito. 

As Tabelas e os Quadros deverão ser submetidos separadamente do manuscrito, em arquivo Word com suas respectivas legendas. Estas devem vir acima das tabelas e quadros.

Figura ´é uma denominação genérica atribuída aos gráficos, fotografias, gravuras, mapas, plantas, desenhos ou demais tipos ilustrativos. Muitas vezes esse elemento gráfico substitui de forma mais simples e de forma atraente dados complexos e informações muito numéricas apresentadas na forma de tabelas/quadros.

As Figuras deverão ser submetidas separadamente do manuscrito de duas formas: i) em arquivo Word com suas respectivas legendas, abaixo das mesmas e ii) separadas em arquivos de imagem. Para garantir que todas as imagens enviadas para a revista digital tenham qualidade profissional, formato adequado e resolução ideial para publicação online sem perda de nitidez devem seguir as seguintes orientações:

1. Parâmetros técnicos de imagem exigidos:

  • Formato: PNG (sem compressão, fundo transparente quando necessário);
  • Resolução: mínimo de 300 DPI;
  • Dimensões: lado maior com mínimo de 2000 pixels;
  • Proporção: 16:9 (paisagem) ou 4:5 (retrato);
  • Modo de cor: RGB;
  • Tamanho máximo: até 10 MB por imagem;
  • Nome do arquivo: AUTORES_NÚMERO DA FIGURA.png. Ex: Silva,Souza,Pereira_Figura1.

2. Tipos de imagens aceitas: Fotos autorais e criações originais (ilustrações, artes digitais, infográficos, composições de gráficos, esquemas, entre outras). Evite imagens sem licença ou retiradas do Google.

3. Como criar ou copiar imagens em alta resolução

  • Fotografias próprias: use câmera com 12MP+, boa iluminação e exporte em PNG, mínimo 300 DPI;
  • Artes digitais: crie em programas próprios de construção (ex. Canva) e exporte em PNG em alta qualidade;
  • Figuras originais: crie em programas próprios de construção de imagens gráficas (infog´raficos, composições de gráficos, esquemas, entre outras) e exporte em PNG em alta qualidade, mínimo 300 DPI.

Todos os elementos gráficos devem ser citados e numerados de forma consecutiva, na ordem que aparecem no manuscrito, em números arábicos. Devem ser referenciados como “Figura 1”, “Tabela 1”, assim por adiante. Sempre citando a fonte ou referência, quando não for autoria própria.

As legendas dos elementos gráficos devem ser:

  • breves, resumindo a essência, mas fornecer todo o conteúdo apresentado pelo elemento gráfico;
  • um guia autoexplicativo, fonecendo informações descritivas o suficiente para os leitores entenderem de forma simples e rápida o que está sendo explicado no texto;
  • aspectos importantes, como a descrição visual, o método ou a técnica usada (ex. tamanho da amostra, tipo de modelo animal utilizado, condições examinadas) e o resultado obtido (ex. valor de p).
  • fonte menor que o do texto dentro do documento, TNR 10.
  • explicar as siglas e símbolos usados. Deve ser evitado o uso de siglas e abreviaturas que não sejam de uso corrente no manuscrito. No entanto, quando necessárias devem ser grafadas por extenso como nota na tabela (ex. SUS: Sistema Único de Saúde, a linha pontilhada representa). 

Por exemplos: Figura 1 - Crescimento da população global de 1950 a 2050. 
                           Figura 2 - Imagem fluorescente de neurônios de camundongo cultivados por duas semanas in vitro capturada com microscopia confocal em uma ampliação de 400x. Os corpos celulares são corados com DAPI (azul), indicando a localização dos núcleos; os dendritos são marcados pela imunorreatividade MAP2 (vermelho); os axônios expressam Tau-1 (verde).

A fonte abaixo do elemento gráfico indica a referência de onde foram extraído os dados ou a entidade responsável pelo fornecimento dos mesmos (ex. Fonte: IBGE, 2004.).

 

Como submeter trabalhos

Os trabalhos deverão ser apresentados em conformidade com as normas acadêmicas para manuscritos científicos e, em seguida, formatados em conformidade com as Diretrizes para autores e Condições para a submissão. Quanto a submissão, o autor deverá se cadastrar na revista como autor e proceder à submissão, preenchendo todos os campos solicitados e realizando o envio. Consulte o Guia para Submissões com o passo a passo.

 

A REPIS aceita manuscritos para as seguintes seções: 

Artigos originais de temas livres

Apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas da saúdeEnsaios com análise crítica ou revisão crítica de literatura sobre um tema específico.

Resumo, Palavras-chave, Introdução, Metodologia, Resultados/Revisão da literatura, Discussão, Conclusão, Agradecimentos, Referências (máximo 50), Legendas das figuras, Figuras

(máximo 6.000 palavras e 5 ilustrações/tabelas);

Relato de Experiência Profissional

Descrição das experiências vividas no âmbito do trabalho em saúde, relato experiência profissional/estudo de caso com a finalidade de contribuir com a construção de conhecimento e, assim, oferecer subsídios para novas investigações sobre a temática.

Resumo, Palavras-chave, Introdução, Metodologia, Relato da experiência ou caso clínico, Discussão, Conclusão, Agradecimentos, Referências (máximo 50), Legendas das figuras, Figuras

(máximo 5000 palavras e 3 ilustrações/tabelas);

Produção Técnico-Científica

É elaborado principalmente para difusão da informação, produtos técnicos, processos, pesquisas, métodos e análises no campo da saúde coletiva. 

Resumo, Palavras-chave, Introdução, Desenvolvimento, Discussão, Conclusão, Agradecimentos, Referências (máximo 30), Legendas das figuras, Figuras

 (máximo 6000 palavras e 5 ilustrações/tabelas);

Notas de Conjuntura

Análise dos fatos, acontecimentos, de cenário, monitoramento, avaliação da implementação de políticas, apreciações de temas conjunturais de interesse para a saúde pública e/ou exame amplo e diversificado sobre desempenho, evolução e/ou indicadores, envolvendo atores coletivos e individuais.

 (máximo 5000 palavras e 5 ilustrações/tabelas);

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Garantimos que essas informações não serão compartilhadas com terceiros nem utilizadas para outros propósitos não especificados. Nosso compromisso é proteger a confidencialidade, integridade e segurança das informações pessoais de nossos leitores ou pesquisadores, em conformidade com a Lei n.º 13.709/2018 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Os titulares dos dados têm garantidos os direitos de acesso, correção, exclusão e portabilidade de suas informações, que podem ser solicitados formalmente à equipe editorial.