Projeto “Protogames”: Uma Estratégia Núcleo de Educação Permanente/Centro de Estudos e Aperfeiçoamento para uma Assistência de Qualidade

"Protogames" Project: A Strategy of the Permanent Education Center/Study and Improvement Center for Quality Care

Autores

DOI:

https://doi.org/10.71209/repis.2024.2.e0225

Palavras-chave:

Gameficação, Jogos digitais, Enfermagem, Educação Permanente

Resumo

Educação, a partir do conceito de competência, abrange conhecimentos, habilidades e atitudes. Para o desenvolvimento de competências, pode-se utilizar a gameficação do ensino. Por isso, nesse relato de experiência abordaremos a aplicação do projeto protogames como forma de sensibilizar outros núcleos de educação permanente e centro de estudos que a estratégia da gameficação é proveitosa e não requer grandes investimentos financeiros. Para estruturar esse relato, foi realizada uma revisão bibliográfica fica na base de dados Scielo. Os resultados mostraram que o projeto aumentou a busca pelo conhecimento, promoveu o engajamento das equipes e alicerçou protocolos institucionais. A enfermagem está presente desde o acolhimento a pacientes até os cuidados domiciliares. É necessário que esses profissionais estejam munidos de informação e sejam qualificados a orientar em saúde. Pontuamos também neste projeto o benefício dos multiplicadores do conhecimento que por vezes deixam rupturas no processo de transmissão qualificada da informação, a ferramenta da gameficação tem didática padronizada e resolutiva.

Biografia do Autor

Marnio Rodrigues de Mesquita, Hospital Estadual Getúlio Vargas

Enfermeiro. Especialista em Urgência e Emergência pela Faculdade Italo Brasileiro e em Educação Permanente em Saúde pela Unyleya. Coordenador do Setor Núcleo de Educação Permanente e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento do Hospital Estadual Getúlio Vargas e da UPA Penha 24h. Enfermeiro no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla gerido pela Rio Saúde. Rio de Janeiro–RJ, Brasil. Currículo Lattes

Tatiana dos Anjos Marques, Hospital Universitário Gaffrée e Guinle

Enfermeira. Especialista em Saúde Pública e Estratégia Saúde da Família pela FAVENI e Polissonografia e Eletroencefalograma pela UERJ. Enfermeira-Docente e Membro da ABEN-RJ, Hospital Estadual Getúlio Vargas e Hospital Universitário Gaffrée e Guinle. Rio de Janeiro–RJ, Brasil. Currículo Lattes

Isabela de França Souza, Hospital Estadual Getúlio Vargas

Enfermeira. Residência em Enfermagem pediátrica pelo Instituto Nacional da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Enfermeira do Núcleo de Educação Permanente no Hospital Estadual Getúlio Vargas. Rio de Janeiro–RJ, Brasil. Currículo Lattes

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Publicado

2024-10-04

Como Citar

MESQUITA, M. R. de .; MARQUES, T. dos A. .; SOUZA, I. de F. . Projeto “Protogames”: Uma Estratégia Núcleo de Educação Permanente/Centro de Estudos e Aperfeiçoamento para uma Assistência de Qualidade: "Protogames" Project: A Strategy of the Permanent Education Center/Study and Improvement Center for Quality Care. REPIS (Revista de Educação, Pesquisa e Informação em Saúde), [S. l.], v. 2, p. e0225, 2024. DOI: 10.71209/repis.2024.2.e0225. Disponível em: https://repis.saude.rj.gov.br/repis/article/view/25. Acesso em: 19 out. 2025.

Edição

Seção

Relato de Experiência Profissional

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