Educação permanente em saúde aliada à política nacional de humanização/SUS: Relato de experiência no contexto hospitalar
Health continuing education combined with National Humanization Policy/SUS: Experience report in the hospital context
DOI:
https://doi.org/10.71209/repis.2023.1.e0111Palavras-chave:
Equipe multiprofissional, Profissionais de Saúde, Humanização, Educação Permanente, Educação em SaúdeResumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar relato de experiência do Núcleo de Educação Permanente, direcionada a área de educação hospitalar. Esta é uma proposta em conjunto com a equipe multiprofissional, constituída pelas áreas de Apoiador Institucional e Setor de Psicologia, tendo como ação o desenvolvimento de atividades de formação fundamentadas pela Política Nacional de Humanização e articulada na Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, reforçando a instituição como lócus de atividade educacional. O relato desta experiência retrata uma atividade desenvolvida no âmbito do Hospital Regional do Médio Paraíba Drª. Zilda Arns Neumann, localizado em Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiro, entre os meses de janeiro e outubro de 2022, com um universo de 142 (cento e quarenta e dois) profissionais que participaram dos 10 (dez) encontros da atividade educacional, os quais compuseram a temática de discussão da empatia. Destaca-se, ainda, que as ações educacionais nas Unidades de Saúde se tornam um importante instrumento no cotidiano do trabalho, ao reforçá-lo com o lócus de formação, resultando melhoras na prestação do serviço com qualidade. Assim, reforçamos que as ações de educação permanente devem ocorrer continuamente nos serviços de saúde, baseadas nos princípios do SUS.
Referências
Adamy EK et al. Tecendo a Educação Permanente em Saúde no contexto hospitalar: relato de experiência. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, v. 8, p. e1924, 2018. DOI: https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.1924.
Almeida JRS et al. Educação Permanente em Saúde: uma estratégia para refletir sobre o processo de trabalho. Rev. ABENO, v. 16, n. 2, Londrina, 2016. DOI: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i2.248
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Humaniza SUS: documento base para gestores e trabalhadores do SUS. 4. ed. Brasília: Ed. Ministério da Saúde, 2016.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização - PNH. Brasília: Ed. Ministério da Saúde, 2013.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento? / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação na Saúde – 1. Ed. rev. – Brasília, 2018.
Brasil. Plano de Ação Estadual de Educação Permanente em Saúde 2022. Secretaria de saúde. Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Saúde. Subsecretaria Geral Superintendência de Educação em Saúde: Coordenação de Educação Permanente, 2022. 64p.
Brasil. Portaria n.º 198/GM Em 13 de fevereiro de 2004. Institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como estratégia do Sistema Único de Saúde para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores para o setor e dá outras providências. Ministério da Saúde.
Ferreira L et al. Educação Permanente em Saúde na atenção primária: uma revisão integrativa da literatura. Saúde em Debate, v. 43, n. 120, p. 223–239, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-1104201912017.
Filho JHS. Psicologia das habilidades sociais. Resenha. Paidéia, v. 14, n. 28, p. 233-234, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2004000200012.
Mufato LF, Gaíva MAM. Empatia em Saúde: Revisão Integrativa. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, v.9, p. e2884, 2019. DOI: https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.2884.
Pasche DF, Passos E, Hennington EA. Cinco anos da Política Nacional de Humanização: trajetória de uma política pública. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, n. 11, p. 4541-4548, 2010, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232011001200027.
Sampaio LR, Camino CPS, Roazzi A. Revisão de aspectos conceituais, teóricos e metodológicos da empatia. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 29, n. 2, p. 212-227, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-98932009000200002.
Schweller M. O ensino empático no curso em medicina. Tese (Doutorado em Clínica Médica na área de concentração Ensino em Saúde) - Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, 138p, 2014.
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2023 Gabriella Rodrigues Sant'Anna, Ana Elisa Maia Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na REPIS (Revista de Educação, Pesquisa e Informação em Saúde), os autores declaram que o trabalho submetido é de sua exclusiva autoria e assumem total responsabilidade pelo conteúdo apresentado.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre seus artigos, mas concedem à REPIS o direito de primeira publicação, com a revista identificada como publicadora original. O trabalho será licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en).
Essa licença permite que terceiros copiem, distribuam, remixem, adaptem e utilizem o material, inclusive para fins comerciais, desde que haja o devido crédito ao(s) autor(es), a citação da publicação original na REPIS e o link para o artigo publicado.




