É com grande prazer que apresentamos a primeira edição da Revista de Educação, Pesquisa e Informação em Saúde (REPIS), uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ). Esta revista nasce como uma conquista significativa de ser um espaço plural e inclusivo, onde profissionais da saúde e pesquisadores podem compartilhar suas descobertas, experiências e reflexões em diversas áreas da saúde. Sua missão é ser um veículo de comunicação e aprendizado, divulgação e disseminação do conhecimento científico relevante para a promoção da saúde pública, não apenas entre os órgãos públicos envolvidos, mas toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os assuntos aqui abordados são das diferentes áreas da saúde, como: educação, políticas públicas, planejamento e gestão de sistemas e serviços, atenção primária, avaliação, inovação e tecnologias, epidemiologia, vigilância, segurança do paciente, diversidade sexual, ambiente e trabalho em saúde, entre outros. A REPIS é uma publicação de fluxo contínuo, online, com a pretensão de facilitar o processo de comunicação, disponibilizando antecipadamente os artigos para leitura e citação, a fim de contribuir para o debate científico e identificar temas que necessitam de investigações futuras.
A SES-RJ tem a honra de apresentar um corpo editorial composto por profissionais das suas mais diversas áreas técnicas, em parceria com avaliadores externos de renomadas instituições, como UNIRIO, UFF, UERJ e INCA. Esta composição garante a qualidade e a relevância dos trabalhos que serão publicados em nossa revista, abrangendo temas que vão desde educação e políticas públicas até epidemiologia e segurança do paciente.
Nesta edição inaugural, selecionamos cinco artigos que refletem a diversidade e a complexidade dos desafios enfrentados pela saúde pública no Rio de Janeiro. Desde a discussão sobre a escassez de equipamentos de proteção individual durante a pandemia de Covid-19, experiências bem-sucedidas de educação permanente no ambiente hospitalar. Os artigos aqui apresentados evidenciam o compromisso dos profissionais de saúde, gestores, acadêmicos e pesquisadores com a promoção da qualidade e da humanização no cuidado aos pacientes.
Mais do que uma publicação científica, a REPIS representa um marco no processo de divulgação e compartilhamento de informações e saberes no âmbito da saúde pública. Acreditamos que esta revista será um instrumento poderoso para fortalecer a comunidade científica, fomentar o debate e impulsionar o avanço do conhecimento em prol do bem-estar e da saúde da população fluminense.
Por fim, gostaria de expressar gratidão a todos que contribuíram, autores e avaliadores, editores, equipe técnica que possibilitaram a realização desta revista. Que esta seja apenas a primeira de muitas edições que virão, contribuindo para um futuro mais bem informado e promissor para todos.
Boa leitura!
Marcela Cunha; Leticia Barbosa Quesado; Letícia Rodrigues Melo; Natália Palmeira
Coordenação em Pesquisa
Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ)